Escute e baixe o cd Hainda ha Esperanca da Missionária Maria de Lurdes

Amigos

A importância do sermão expositivo no contexto brasileiro

Diante do quadro atual que temos vivenciado nos púlpitos de nossas igrejas, resolvi postar esse artigo. Tal tema vai de encontro direto aos sermões que temos ouvido, se é que podemos chamar de sermões inúmeras idiotices e heresias que são lançadas nas mentes de pobres irmãos que optam em não ler e meditar nas Escrituras e assim comem de uma comida congelada, vazia e sem gosto.

Antes de abordarmos o tema, propriamente dito, faz-se necessário definirmos o sermão expositivo dos demais. Sermão expositivo é aquele que nos trás a exposição de um texto bíblico, ou seja, todas as idéias saem do texto e de seu contexto. A pessoa do pregador deverá explorar ao máximo o seu conteúdo e permitir que o mesmo alcance a pessoa do ouvinte. Se observarmos os outros sermões (textual e temático), notaremos que esses buscam em outros textos bíblicos argumentações para apoiar o texto ou tema escolhido.

Expor um texto bíblico não é tão fácil assim, pois a pessoa do pregador terá a tarefa de transpor os fatos e acontecimentos narrados no contexto histórico daquela época, para os nossos dias atuais e para diferentes ouvintes. Não podemos deixar de mencionar que o pregador, também, deverá estar preparado espiritualmente e assim contar com a capacitação do Espírito Santo.

Sem dúvida nenhuma, o Sermão Expositivo, embora seja o mais difícil de prepará-lo, é aquele que apresenta um maior resultado em comparação aos demais, isso em função de possuir maior conteúdo e aprofundamento bíblico. Podemos afirmar que, dificilmente um assunto fora do contexto será abordado neste tipo de sermão, como é comum em nossos dias.

Infelizmente, vivemos em tempos em que o homem se tornou o centro do Universo e a própria teologia absorveu isso. É comum ouvirmos uma série de sermões enaltecendo ao homem sem base bíblica, ou melhor, se refugiam no sermão temático e no textual para construírem suas próprias idéias e interpretações. Há muitos ensinamentos que vão além do que está escrito, gerando assim exageros. Não podemos admitir que as pessoas que se dizem cristãs desprezem o conteúdo bíblico, e por essa razão acredito que Paulo escreveu em 1 Cor, 4.6 “...não ultrapasseis o que está escrito.

A maioria das pessoas que dizem cristãs, atualmente, só pensa nas bênçãos. Isso se dá, devido à superficialidade das pregações e ênfase no ser humano, que leva o povo de Deus a pensar em apenas receber e conquistar suas vitórias. Não podemos nos esquecer que a Bíblia antes de ser um Livro de promessas é um Livro de mandamentos que nos orienta em tudo, desta forma afirmamos que a Bíblia é nosso manual de fé e prática.

O que precisamos é de uma volta a Palavra de Deus, uma volta a pregação Cristocêntrica, uma volta a pregação expositiva que ensine a Bíblia e reflita a interpretação do autor. O sermão expositivo nos garante que a verdadeira mensagem bíblica seja pregada sem exageros, alegorias, heresias, ênfase no homem e pretextos.

Pr Elder Cunha
Share/Bookmark

1 comentários:

  1. karlon disse...:

    muito bom,gostei

Postar um comentário

Concorde, discorde ou critique, mas sempre com educação.

Não serão aceitos:
- Palavrões e xingamentos dirigidos a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Expressões racistas ou preconceituosas.

O autor não se obriga a aceitar comentários:
- Com único intuito de propaganda.
- Anônimos sem identificação na mensagem*.
- Duplicados.
- Relacionados à parceria (envie pedido/recado por email).
- Não relacionados ao assunto da postagem.

* Recomendo que faça o comentário conectado à sua conta do Google ou à outra qualquer. Embora comentários anônimos possam ser aceitos, caso opte por isto, identifique-se, no final de sua mensagem. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blog da Missionaria © 2011 | Designed by Blog do Adorador, colaboração de Lindas Mensagens, Alliance and By Blogger