Lançamento do filme ‘Flordelis – basta uma palavra para mudar’


Direção: Marco Antônio Ferraz e Anderson Corrêa

Lançamento: 9 de outubro

Brasil – Drama baseado em fatos reais

100 minutos – Digital - 2009

Classificação: XXX anos

Distribuição: Art Films / Serendip Filmes

Ficha Técnica

Um filme de Marco Antonio Ferraz

Produtor executivo – Anderson do Carmo

Produtores associados – Pedro Werneck e Marcus Gregorio

Direção: Marco Antonio Ferraz e Anderson Corrêa

Edição: Pedra Bonita Multimídia

Finalização: Titânio

Narração: Flordelis dos Santos

Direção de Fotografia: Carlos Cerqueira

Figurino: Ale Duprat e Caroline Darrieux

Trilha Sonora: Tema: Mk music

Edição de Áudio: Gianluigi ciminelli– Dolby 5.1

Realização e Produção: Gospel e Gospel Produções

Elenco

FlordeLis

Reynaldo Gianecchini

Letícia Sabatella

Débora Secco

Marcelo Antony

Letícia Spiller

Cauã Reimond

Aline Moraes

Fernanda Lima

Rodrigo Hilbert

Ana Furtado

Erik Marmo

Letícia Sabatella

Guilherme Berenguer

Pedro Neschling

Sérgio Marone

Thiago Rodrigues

Bruna Marquezine

Caroline Oliveira

Cris Vianna

Graziela Schmitt

Isabel Fillardis

Julia Mattos

Eduardo Galvão

Tiago Martins

Gisele Itie

Alexandre Zachia

Roumer Canhaes

Apresentação

No início dos anos 90, o tráfico de drogas já se mostrava presente no Rio de Janeiro, aliciando menores. Neste contexto de guerra urbana surge Flordelis, professora pública criada na favela do Jacarezinho, Rio de Janeiro, e que nas madrugadas de sexta-feira andava sozinha pela favela procurando crianças e adolescentes para entender o motivo de terem optado pelo caminho das drogas e do crime.

Em uma madrugada depois do carnaval de 1994, houve Central do Brasil uma chacina provocada por um grupo de extermínio, contratados para assassinar meninos de rua. Naquela noite, houve crianças mortas e as outras 37 que escaparam resolveram pedir ajuda para esta tal FlordeLis. Nesta época a professora já morava com cinco adolescentes que tinham desistido do mundo do tráfico. Mas o que ela poderia fazer com outros tantos meninos e meninas que a imploravam por um novo lar? Flor não pensou duas vezes, acolhendo-os de uma só vez em sua casa.

Após 15 anos, muitas histórias surpreendentes marcaram a trajetória desta mulher, algumas delas presentes no filme “Flordelis – basta uma palavra para mudar”. Entre elas, algumas se destacam como quando achou uma de suas atuais filhas ainda recém-nascida abandonada no lixo da Central do Brasil. Ela a encontrou levada pela mãe biológica da menina que, arrependida, procurou Flor para contar que havia abandonado o bebê.

Outros momentos importantes são contados pela voz das crianças. Seus depoimentos são narrados por atores conhecidos do público que incorporam esses personagens reais e suas histórias. Entre eles, a época em que Flor foi perseguida pela polícia por não ter autorização legal da guarda das crianças, a ajuda recebida do sociólogo Herbert de Souza (Betinho), a festejada adoção legal autorizada pelo juiz Ciro Darlan, as ameaças de morte e o filho ex-gerente do tráfico que se regenerou e atualmente conclui a faculdade de Direito.

Para ter sua vida mostrada nas telas de cinema, Flordelis contou com a ajuda de pessoas que se comoveram com sua história de superação, entre elas Marco Antônio Ferraz, até então editor de moda e que assina pela primeira vez a direção de um filme ao lado do novo cineasta Anderson Corrêa. Ferraz foi o responsável por divulgar o projeto entre atores e apresentadores que fizeram questão de integrar o elenco do longa-metragem.

Entre eles, nada menos que Reynaldo Gianecchini, Letícia Sabatella, Deborah Secco, Fernanda Machado, Letícia Spiller, Cauã Reimond, Aline Moraes, Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Ana Furtado, Erik Marmo, Guilherme Berenguer, Pedro Neschling, Sergio Marone, Thiago Rodrigues, Bruna Marquezine, Caroline Oliveira, Cris Vianna, Graziela Schmitt, Isabel Fillardis e Júlia Mattos.

Atualmente Flordelis tem 50 filhos (quatro deles biológicos) de 2 a 34 anos, sendo que 44 deles ainda morando com ela. A família vive em uma casa de nove cômodos em Niterói alugada e mantida através de doações. Apesar de poucos recursos financeiros a ex-professora continua ajudando crianças através do instituto que leva seu nome. O objetivo do longa-metragem é a compra de uma casa para a Flordelis e seus filhos até então alugada e mantida através de doações. Posteriormente, a verba será destinada ao Instituto Flordelis de Apoio ao Menor (IFAM) através de cursos profissionalizantes, reabilitação de crianças e jovens drogados e de menores abusados sexualmente.

“Somos amigas, fico boba de ver como as crianças já cresceram”, comenta Fernanda Lima. “O trabalho deles é lindo e muito verdadeiro. Sempre que ela precisar de mim estarei pronto para ajudá-la”, acrescenta Reynaldo Gianecchini.

Os diretores

Marco Antonio Ferraz, 40 anos, nasceu na favela de São Carlos, na cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro, e é autodidata. Atualmente, assina editoriais para diferentes revistas internacionais como Vogue, GQ, Twill, East Weast e especialmente Vanity Fair. Já trabalhou com celebridades internacionais como Antonio Banderas, Mônica Bellucci e Emanuelle Beart.

Anderson Corrêa, nascido no Rio de Janeiro, filma seu primeiro longa-metragem aos 33 anos depois de ter escrito e dirigido três curtas (“Mais que um Amor”- 2004, “ No Coração de Copacabana” - 2005 e“ Copacabana” e “Interrupção” – 2006). Corrêa também é responsável por dirigir de campanhas publicitárias, vídeos institucionais, comerciais de TV e dois filmes experimentais (“O Suspiro da Vida” e “Escaleno” - 2007). Em 2005, foi convidado pelo editor de moda Marco Antonio Ferraz para ser codiretor de“ Flordelis”. Corrêa acaba de escrever também seu novo longa-metragem, desta vez uma comédia.

Distribuição – Art Films

A Art Films é uma empresa brasileira fundada em 1931 com uma longa tradição no mercado de produção, distribuição e exibição cinematográfica. Como produtora, a empresa realizou 20 filmes, sendo o seu maior sucesso “Lua de Cristal” com a Superstar Xuxa, que atingiu 5,2 milhões de expectadores e seis longas metragens dos Trapalhões, que juntos chegaram a um total de 19 milhões de ingressos vendidos.

Como exibidora, foi a primeira a inaugurar um cinema em um condomínio comercial, o Shopping Tem Tudo em 1967, sendo este o primeiro modelo do país de cinema em Shopping Centers. Em 1994, a Art Films apostou num grande investimento, inaugurando cinco salas no Barra Shopping, com um novo conceito de espaço onde o foyer comum a todas as salas permite ao público circulante – pagante ou não, interagir com a concessão através de computadores IBM com touch screen e exibição dos trailers em um telão chamado Vídeo Wall.

A Art Films foi também pioneira na América Latina na operação do sistema de som digital SDDS. Atualmente administra seis salas de cinema com lotações que variam de 150 a 400 lugares por sala. Como distribuidora, teve 1619 filmes, principalmente europeus e independentes americanos.

Apoio - Instituto da Criança

O Instituto da Criança é uma organização sem fins lucrativos que exercita o conceito de empreendedorismo social através de atividades que visam promover a transformação social e o desenvolvimento sustentável. O projeto foi idealizado a partir da observação das ações de Flordelis ajudando crianças e adolescentes.

O IC representa uma resposta para todos que desejam atuar em rede frente a questões críticas da sociedade e uma possibilidade de atender aos objetivos estratégicos de empresas, através da utilização de sua experiência na gestão de empreendimentos sociais. Iniciou suas atividades de modo informal em 1994, através dos irmão Pedro e Carlos Werneck e, no decorrer desses anos, evoluiu e se consolidou uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Atualmente, o Instituto da Criança apóia nove iniciativas sociais, como creches, abrigo, centros comunitários e casa de assistência a pessoas vítimas de paralisia cerebral. Além de seus três Programas de Educação.

CONTATOS IMPRENSA

Belém Com

Luiz Fernando Carvalho (luizfernando@belemcom.com.br)

Tel.: (21) 3826-2490 / (21) 9736-4719

Claudia Belém (belem@belemcom.com.br)

Tel.: (21) 7850-8045 / 55*82*17758

Kátia Carneiro (katia@belemcom.com.br)

(21) 9978-2881

Postar um comentário

Concorde, discorde ou critique, mas sempre com educação.

Não serão aceitos:
- Palavrões e xingamentos dirigidos a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Expressões racistas ou preconceituosas.

O autor não se obriga a aceitar comentários:
- Com único intuito de propaganda.
- Anônimos sem identificação na mensagem*.
- Duplicados.
- Relacionados à parceria (envie pedido/recado por email).
- Não relacionados ao assunto da postagem.

* Recomendo que faça o comentário conectado à sua conta do Google ou à outra qualquer. Embora comentários anônimos possam ser aceitos, caso opte por isto, identifique-se, no final de sua mensagem. Obrigado!

Postagem Anterior Próxima Postagem