Diante do quadro atual que temos vivenciado nos púlpitos de nossas igrejas, resolvi postar esse artigo. Tal tema vai de encontro direto aos sermões que temos ouvido, se é que podemos chamar de sermões inúmeras idiotices e heresias que são lançadas nas mentes de pobres irmãos que optam em não ler e meditar nas Escrituras e assim comem de uma comida congelada, vazia e sem gosto.
Antes de abordarmos o tema, propriamente dito, faz-se necessário definirmos o sermão expositivo dos demais. Sermão expositivo é aquele que nos trás a exposição de um texto bíblico, ou seja, todas as idéias saem do texto e de seu contexto. A pessoa do pregador deverá explorar ao máximo o seu conteúdo e permitir que o mesmo alcance a pessoa do ouvinte. Se observarmos os outros sermões (textual e temático), notaremos que esses buscam em outros textos bíblicos argumentações para apoiar o texto ou tema escolhido.
Expor um texto bíblico não é tão fácil assim, pois a pessoa do pregador terá a tarefa de transpor os fatos e acontecimentos narrados no contexto histórico daquela época, para os nossos dias atuais e para diferentes ouvintes. Não podemos deixar de mencionar que o pregador, também, deverá estar preparado espiritualmente e assim contar com a capacitação do Espírito Santo.
Sem dúvida nenhuma, o Sermão Expositivo, embora seja o mais difícil de prepará-lo, é aquele que apresenta um maior resultado em comparação aos demais, isso em função de possuir maior conteúdo e aprofundamento bíblico. Podemos afirmar que, dificilmente um assunto fora do contexto será abordado neste tipo de sermão, como é comum em nossos dias.
Infelizmente, vivemos em tempos em que o homem se tornou o centro do Universo e a própria teologia absorveu isso. É comum ouvirmos uma série de sermões enaltecendo ao homem sem base bíblica, ou melhor, se refugiam no sermão temático e no textual para construírem suas próprias idéias e interpretações. Há muitos ensinamentos que vão além do que está escrito, gerando assim exageros. Não podemos admitir que as pessoas que se dizem cristãs desprezem o conteúdo bíblico, e por essa razão acredito que Paulo escreveu em 1 Cor, 4.6 “...não ultrapasseis o que está escrito.
A maioria das pessoas que dizem cristãs, atualmente, só pensa nas bênçãos. Isso se dá, devido à superficialidade das pregações e ênfase no ser humano, que leva o povo de Deus a pensar em apenas receber e conquistar suas vitórias. Não podemos nos esquecer que a Bíblia antes de ser um Livro de promessas é um Livro de mandamentos que nos orienta em tudo, desta forma afirmamos que a Bíblia é nosso manual de fé e prática.
O que precisamos é de uma volta a Palavra de Deus, uma volta a pregação Cristocêntrica, uma volta a pregação expositiva que ensine a Bíblia e reflita a interpretação do autor. O sermão expositivo nos garante que a verdadeira mensagem bíblica seja pregada sem exageros, alegorias, heresias, ênfase no homem e pretextos.
Pr Elder Cunha
muito bom,gostei
ResponderExcluir