Mas afinal, o que é Soteriologia?
Soteriologia é basicamente a doutrina da salvação. Isto significa que a soteriologia é a área da teologia que estuda a salvação em todos os seus aspectos. A palavra “soteriologia” vem dos termos gregos soteria, “salvação” ou “livramento”; e logos, “palavra”. O termo “soteriologia” começou a ser utilizado no século 19.Há subdivisões dentro da soteriologia que abordam a salvação em seus diferentes aspectos, tais como: um plano eterno e obra remidora de Deus; a expiação no sangue de Cristo; a operação da graça divina; o estado do homem em relação ao pecado; a obra do Espírito Santo; e o destino final do homem.
Existem muitas teorias com diferentes visões sobre vários pontos dentro da soteriologia. O objetivo deste estudo bíblico é ser bem simples, objetivo e de fácil entendimento. Portanto, priorizaremos os pontos mais importantes sobre a soteriologia bíblica.
Soteriologia: a doutrina da salvação
Vários termos hebraicos e gregos são utilizados na Bíblia para se referir à salvação, desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento. No hebraico, a raiz mais importante para salvação é yasha que significa “liberdade” ou “libertar daquilo que prende”. Existem vários substantivos derivados desta raiz, e todos trazem a ideia de “libertar” ou “resgatar”.No grego, o verbo sozo e seus cognatos soteria (salvação) e soter (salvador) traduzem o hebraico yasha. Nos livros do Novo Testamento o termo soteria aparece apenas em conexão com Cristo como Salvador.
Biblicamente a salvação é uma obra completamente de Deus, em todos os aspectos. Na ideia bíblica de salvação o homem é resgatado de seu estado de pecado para o estado de glória através de Jesus. É pela morte de Cristo que o pecador é remido de seus pecados.
Quando Cristo voltar, a natureza caída e pecaminosa do homem será totalmente aniquilada. Então acontecerá também a redenção do nosso corpo (Romanos 8:23). Nesse ponto a salvação encontrará seu cumprimento pleno (Hebreus 9:28).
Soteriologia: quais são bênçãos da Salvação?
A soteriologia destaca as bênçãos resultantes da salvação, das quais podemos destacar:Redenção: é a total liberdade por meio do resgate pago por Jesus (2 Pedro 2:1; Gálatas 3:13; Mateus 20:28).
Reconciliação: agora o relacionamento do homem, antes pecador e agora redimido, passou a ser de comunhão com Deus e não mais de inimizade.
Propiciação: através do sacrifício de Cristo a ira de Deus não está sobre os salvos.
Quando uma pessoa é salva, significa que em relação a Deus essa pessoa é redimida, justificada, reconciliada e limpa.