Todo final de ano é igual, é o famoso período de festas de Natal e Ano Novo, onde encontramos familiares, relembramos histórias do passado, alguns dão risadas, outros choram saudosistas por aqueles que partiram, enfim, é um período único e diferenciado no ano.
Um outro ponto muito marcante nesse período, é o planejamento para o próximo ano em si. Alguns planejam emagrecer, outros casar-se, outros sair do aluguel, alguns querem mudança de cidade, outros desejam ter filhos, alguns almejam a compra de um carro novo, enfim, as listas são gigantescas!
Porém, partindo da premissa de um cristão autêntico, o grande questionamento pessoal que fica é: “Mas o que será que o Senhor deseja para mim no ano que vem?”. Tem um versículo muito direto na Bíblia falando sobre isso, em Provérbios 16:1 diz: “O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do SENHOR”. Esse sim deveria ser um versículo presente nas nossas listas de pedidos e planejamentos! Pois com certeza temos muitos planos, mas qual será de fato a vontade do Senhor para nossas vidas?
Confesso que já tive vários planos na minha vida. Alguns que planejei e comecei a me “movimentar” em prol deles, porém, no meio de uma busca mais profunda espiritual ao Senhor em busca de uma confirmação, recebi uma outra direção d’Ele. O que eu fiz? Não fiz! Eu literalmente parei e obedeci a vontade soberana d’Ele!
Aliás, reconheço que muitas vezes na minha vida tomei decisões e fiz planos precipitados. Muitas vezes confiando que daria certo, que tinha tudo para dar certo, mas não fluíram. Alguns eu diria até “espirituais” (esse não teria como dar errado né?), porém, os planos do Senhor eram outros (me lembrei de Paulo quando foi privado de levar o evangelho a algumas cidades no livro de Atos. Se até Paulo recebeu um “não”, quem dirá eu!).
O grande ponto de fazer planos que não estão na vontade de Deus, não é meramente só uma perda de tempo, mas muitas vezes eles trazem consequências. E essas consequências, podem levar um bom tempo para serem resolvidas na sua vida. E muitas vezes daí vêm os conflitos internos pessoais que temos e no final ainda pedimos para Deus “resolvê-los”. Resumindo, fazer aquilo que não é o plano de Deus, dá muito trabalho, conflito e estresse. De fato, a Bíblia diz que o coração do homem é enganoso, e é mesmo!
Diante disso tudo, minha sugestão para você que gosta de fazer planos, é sondar o coração de Deus. Não faça listas egoístas, não planeje coisas para esbanjar em seus prazeres, não se glorie nas suas presunções pessoais, antes de tudo, busque a Deus, e a cada linha que fizer de planejamento, tenha certeza de que isso faz parte do plano d’Ele para você. A leitura de Tiago capítulo 4 ajuda bastante nisso. Você pode estar pensando o que tem de pecado nessa minha lista? Saiba que pecado não é só fazer a coisa “errada”, mas deixar de fazer a coisa certa também! Muitas vezes nossas listas estão tão cheias de tantas coisas para nós (e que não são pecado), mas por causa do foco nelas, esquecemos de fazer as coisas certas (as que Deus tem para você), e, portanto, pecamos. Que no próximo ano possamos fazer planos baseados na vontade de Deus para nossas vidas. Um excelente 2025 para você e sua família! Deus abençoe
Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Não seja pisado pelos homens!
Fonte http://guiame.com.br/colunistas/rodrigo-pestana/quais-seus-planos-para-o-ano-que-vem.html