Assuma! Como o arrependimento e a fé alimentam um novo começo

Muitas vezes parece que a maçã não cai longe da árvore. Em Deuteronômio 1, Moisés deixa isso claro quando diz aos israelitas que o que estava em seus pais também está neles.

O povo de Deus está prestes a entrar na Terra Prometida, e Moisés diz: “Deixe-me lembrá-los de como chegamos aqui…” Moisés volta 40 anos: “O Senhor, nosso Deus, nos disse em Horebe: ‘Vocês já ficaram tempo suficiente neste monte…'” (1:6), e ele conta a história de como o povo se rebelou contra Deus.

Vocês  não quiseram subir…  Vocês  se rebelaram contra o Senhor…  Vocês  murmuraram em suas tendas e disseram: ‘O Senhor nos odeia…’  Vocês não confiaram no Senhor, seu Deus (Dt 1:26-27, 32).

Por que Moisés está dizendo isso? Ele está culpando os filhos pelos pecados dos pais? Não! Ele está ensinando os filhos a aprender com os pais. Vocês enfrentarão as mesmas tentações, as mesmas lutas que eles enfrentaram.

O povo de Deus se recusou a confiar Nele e, em vez de entrar na Terra Prometida, eles vagaram no deserto por 40 anos. O que os derrotou, seus filhos agora devem superar em suas próprias vidas. O que está neles (e em nós) por natureza, que deve ser superado?

  • Por natureza, eu me rebelo contra Deus (Dt 1:26).
  • Por natureza, trato Deus com desprezo (Dt 1:27).
  • Por natureza, eu culpo os outros (Dt 1:28).
  • Por natureza, resisto à verdade (Dt 1:29-31).
  • Por natureza, eu me recuso a acreditar (Dt 1:32).
  • Por natureza, estou sob a ira de Deus (Dt 1:34).

Moisés está dizendo ao povo de Deus: “Não pense que esses impulsos naturais e pecaminosos pararam com seus pais. Todos eles também estão em você.”

Por natureza, essa é nossa condição hoje. A natureza humana pecaminosa atravessa todas as barreiras econômicas e sociais. Por natureza, não temos base para entrar na terra da promessa que é cheia de coisas boas.

Quando o povo de Deus percebeu que tinha errado em sua rebelião e descrença, eles decidiram tentar consertar. Eles tinham certeza de que poderiam consertar seus próprios problemas. Eles decidiram subir para Canaã, afinal, mas Deus disse a eles: “Não subam porque eu não estarei com vocês. Vocês serão derrotados por seus inimigos” (Dt 1:42). Eles subiram de qualquer maneira e foram completamente derrotados!

Virar uma nova página não nos muda. Tentar mais não vai funcionar; nunca é a resposta. Então, onde podemos encontrar o poder para um novo começo? Que esperança há para mudarmos o futuro — para entrarmos na “terra prometida”?

Possuir o que é nosso traz esperança

Em Deuteronômio 5, Moisés convoca todo o Israel e os lembra: “O Senhor nosso Deus fez uma aliança conosco em Horebe” (vs. 2). Deus fez essa aliança antes que eles nascessem, mas é para eles.

Deus fez uma aliança de graça antes de nascermos também, e é para nós. Ele prometeu redimir pecadores como nós por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. Esta aliança não foi escrita em tábuas de pedra; ela está selada no sangue de Jesus Cristo. Seu sangue foi derramado por nós. Seu corpo foi dado por nós. Por meio do derramamento deste sangue, Jesus selou uma nova aliança para o perdão dos nossos pecados.

Dois grandes eventos moldaram nossas vidas antes de nascermos: O que está em nós, por natureza, remonta ao Jardim do Éden. O que pode estar em nós, pela graça, remonta à cruz de Jesus Cristo. E mudamos o futuro por meio do arrependimento e da fé.

Assuma: Arrependimento

Precisamos possuir o que está em nossa natureza. É isso que a Bíblia chama de “arrependimento”. Sabendo o que enfrentamos ao viver a vida cristã, podemos orar: “Senhor, por natureza sou um rebelde que trata a sua bondade com desprezo, culpa os outros, resiste à sua Palavra, se recusa a acreditar e merece estar sob o seu julgamento justo.

Quando dizemos a nós mesmos que somos pessoas boas e grandiosas, nunca faremos progresso na vida cristã. Possuir o que está em nós, por natureza, é onde o arrependimento começa e como ele continua.

Assuma: Fé

Precisamos possuir o que é nosso, pela graça. Isso é o que a Bíblia chama de “fé”. Precisamos saber quem somos em Cristo. Precisamos ter clareza sobre o que nosso Salvador tem para nós ao viver a vida cristã.

A fé olha para tudo o que a graça de Deus fez: Deus fez uma aliança por nós, Ele enviou Seu Filho para nos redimir e Ele deu Seu Espírito para nos capacitar. A fé diz: “Tudo isso é meu!” A fé começa quando eu possuo o que é meu, pela graça.

Novo começo, novo futuro

Moisés estava liderando uma nova geração que estava à beira da mudança. Eles seguiriam o que estava neles por natureza? Ou receberiam o que era deles pela graça?

E nós? Seguiremos o impulso de ouvir a Palavra de Deus, ou seguiremos o impulso da descrença? Passaremos nossas vidas louvando a Deus, ou O trataremos com desprezo? Possuiremos o que está em nós, por natureza, ou passaremos nossas vidas culpando os outros e acabaremos sob a ira de Deus?

Arrependimento e fé não são apenas o que os descrentes fazem para se tornarem cristãos; ambos são o que os crentes fazem para viver como cristãos. Deus nos chama para  uma vida de  arrependimento e fé na qual sustentamos uma luta contínua contra o que está  em nós  (nossa natureza) ao nos apoderarmos do que Cristo tem  para nós por Sua graça. Podemos nos apoderar desses dons:

  • O Filho de Deus me ama e se entregou por mim.
  • O Senhor reina, e nada acontece comigo a menos que venha primeiro através de Sua mão amorosa.
  • Não entendo tudo o que Ele permite que entre na minha vida. Nem espero, porque Ele é Deus no céu e vê os eventos deste mundo desde a eternidade. Estou na terra apenas em uma pequena cápsula de tempo. Mas sei que posso confiar nele. Sei que Ele é por mim.
  • Eu sei que estou perdoado e não estou sob Sua ira. Eu vivo em Sua misericórdia e nunca estou sozinho, porque Ele caminha ao meu lado.
  • Pela graça, passei a amá-Lo, a confiar Nele e a considerá-Lo digno da suprema devoção e sacrifício da minha vida.

Isto é fé.

Minha oração é que Deus sopre fé aumentada em nossas almas. Que possamos ver que, em todas as nossas batalhas e lutas, Cristo é por nós. Podemos abraçá-Lo com fé que diz: “Se Deus é por mim, quem será contra mim?”

O post Assuma! Como o arrependimento e a fé alimentam um novo começo apareceu primeiro em BibliaComentada.



Fonte https://versiculoscomentados.com.br/estudos-biblicos/assuma-como-o-arrependimento-e-a-fe-alimentam-um-novo-comeco/

Postar um comentário

Concorde, discorde ou critique, mas sempre com educação.

Não serão aceitos:
- Palavrões e xingamentos dirigidos a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Expressões racistas ou preconceituosas.

O autor não se obriga a aceitar comentários:
- Com único intuito de propaganda.
- Anônimos sem identificação na mensagem*.
- Duplicados.
- Relacionados à parceria (envie pedido/recado por email).
- Não relacionados ao assunto da postagem.

* Recomendo que faça o comentário conectado à sua conta do Google ou à outra qualquer. Embora comentários anônimos possam ser aceitos, caso opte por isto, identifique-se, no final de sua mensagem. Obrigado!

Postagem Anterior Próxima Postagem