O escritor e missionário Fabio Coelho explicou como identificar um falso profeta no ambiente da igreja, durante participação no Hub Podcast.
Fabio começou observando que muitas pessoas acham que um falso profeta é apenas alguém que erra uma palavra profética.
“É a primeira coisa que vem na cabeça da pessoa. Um verdadeiro profeta pode errar uma profecia por imaturidade, mas um falso profeta pode acertar tudo. Balaão nunca errou uma profecia. Tudo o que Balaão profetizou aconteceu”, comentou.
O exemplo de Balaão
Segundo ele, o caso de Balaão sempre é citado como um exemplo de falso profeta na Bíblia, como nas cartas de Pedro e Judas.
Fábio destacou que ele conhecia a presença de Deus, o Senhor falava com ele e tinha visão espiritual.
“Balaão conhecia a presença de Deus, ele ouvia a voz de Deus e era um homem que tinha olhos abertos para o invisível, ele via anjos. A Bíblia diz que Deus colocava palavras na boca de Balaão”, pontuou.
Aparentemente, o profeta do Antigo Testamento não tinha nada de errado. “O que define um profeta falso não é assertividade daquilo que profetiza, mas com que coração ele profetiza. O que define Balaão como falso profeta é que ele é alguém que estava envolvido com a palavra profética buscando benefício próprio. Ele profetizava em troca de pagamento”, explicou.
Fabio lembrou que o apóstolo Paulo falou sobre a necessidade dos dons espirituais estarem ligados ao amor cristão. Um princípio que os falsos profetas não seguem.
“Paulo ensina que o caminho para o verdadeiro serviço na obra de Deus é o amor, porque o amor não busca seus próprios interesses”, afirmou.
O fruto não está relacionado com o dom
O escritor ainda mencionou a passagem bíblica de Mateus 7, onde Jesus alerta sobre os falsos profetas, que no grande dia dirão que profetizaram e expulsaram demônios, porém o Senhor dirá que não os conhece.
“Jesus diz: ‘cuidado, tem lobos disfarçados de ovelhas no meio de vocês’. Ou seja, fala como crente, se veste como crente, canta e prega como crente, mas é lobo”, afirmou Fabio.
E lembrou: “Na Bíblia, o fruto não está relacionado com o dom, o fruto está relacionado com o caráter, com santificação”.
Coelho ensinou que se identifica um falso profeta pelo fruto. “Não é olhando se ele prega bem, se tem uma boa oratória, se tem uma grande igreja, e tem muitos seguidores. não é olhando para suas capacidades, é olhando para o seu coração, para sua vida”, declarou.
“Como ele cria filhos, como ele lida com finanças, como é seu casamento, como ele lida com relacionamentos”, acrescentou.
De acordo com Fábio, falsos profetas “não se relacionam com ninguém, são soberbos, altivos, arrogantes” e buscam sempre o próprio benefício em três áreas: poder, sexo e dinheiro.
“E ‘engolimos’ eles no púlpito por causa dos seus dons. Colocamos para pregar sem medir o caráter”, criticou o escritor.
“Jesus nunca usou o poder dele para benefício próprio. Jesus usava o poder dele para abençoar o outro. Jesus multiplicou comida para uma multidão, mas se negou a usar seu poder para fazer pão para ele mesmo”, concluiu Coelho.
Fonte http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/autor-ensina-como-identificar-um-falso-profeta-buscam-beneficio-proprio.html