A Teologia Sistemática é uma ferramenta essencial para a compreensão e o ensino da Bíblia de um jeito organizado. É uma forma de estudo muito importante para preservar a verdade na interpretação bíblica.
Para permitir melhor entendimento, separamos cinco características importantes sobre a Teologia Sistemática.
Em outras palavras, a Teologia Sistemática não foca em um único autor bíblico, como Davi ou Paulo, por exemplo, ou um único tema bíblico, mas sim em todo o conselho de Deus.
A Teologia Sistemática jamais negligencia qualquer parte da Bíblia, pois tudo nela é essencial para conhecer todos os seus ensinamentos e sua história. Não existe “aprender ou pregar uma parte da verdade”, mas sim “toda a verdade” – e é isso que a Teologia Sistemática busca.
Para permitir melhor entendimento, separamos cinco características importantes sobre a Teologia Sistemática.
1. Na Teologia Sistemática a Bíblia é vista por inteiro
O estudo da Teologia Sistemática abrange tudo sobre a Bíblia de forma ordenada, como um conjunto. O objetivo é promover a unidade do ensino das Escrituras, dando aos alunos uma visão completa acerca da Bíblia.Em outras palavras, a Teologia Sistemática não foca em um único autor bíblico, como Davi ou Paulo, por exemplo, ou um único tema bíblico, mas sim em todo o conselho de Deus.
2. A Teologia Sistemática inclui e relaciona todas as Doutrinas Bíblicas
Por priorizar o estudo bíblico por completo, a Teologia Sistemática não permite que um tema, ou doutrina, das Escrituras seja excluído do campo de estudo. É comum alguns grupos de pessoas se interessarem por uma doutrina específica, mas o trabalho da Teologia Sistemática é considerar todos os conceitos para estudar a Bíblia de maneira organizada.A Teologia Sistemática jamais negligencia qualquer parte da Bíblia, pois tudo nela é essencial para conhecer todos os seus ensinamentos e sua história. Não existe “aprender ou pregar uma parte da verdade”, mas sim “toda a verdade” – e é isso que a Teologia Sistemática busca.