Escute e baixe o cd Hainda ha Esperanca da Missionária Maria de Lurdes

Amigos

Desmascarando a Teologia do Barulho Reteté

Gostaria hoje de esclarecer uma pergunta enviada pelo meu amigo e Presbítero Evaldo. Ele nos enviou a seguinte dúvida: “ Por que os crentes barulhentos se consideram pentecostais?”Para responder essa pergunta, que por sinal é muito pertinente, lanço outra questão: O barulho é a marca de um cristão pentecostal?

Amigos e leitores, atualmente a marca que evidencia um cristão avivado está no estereótipo da pessoa e não mais na alma e no espírito. Por incrível que pareça, o quanto você mais berra, mais grita, mais se “esperneia”, caí no chão, dança no “espírito” (não sei em qual espírito), mais avivado e pentecostal você é!

A Palavra de Deus é tão clara quanto ao avivamento do Senhor. O avivamento não se caracteriza por aberrações, gritos, milagres, mudanças litúrgicas e etc.... Avivamento é muito mais que isso!

O verdadeiro avivamento é provocado pela Palavra de Deus e resulta na mudança de conduta da pessoa avivada. Tudo em sua vida se faz novo, todas as áreas de sua vida são afetadas e tão logo essa pessoa passa a desenvolver os frutos do Espírito. (Gálatas 5.22-23)

Notemos que os frutos do Espírito Santo são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Observe esses dois últimos frutos). Uma pessoa cheia do Espírito é mansa e possui domínio próprio sobre si, ou seja, não age por impulsos, por emoções, menos ainda por sensações e tem seu temperamento controlado pelo Espírito do Senhor.

Interessante essa “Teologia do Barulho” desenvolvida pelos Neopentecostais. Quem nunca ouviu o famoso jargão: “Pentecostal que não faz barulho está com defeito de fabricação”. Não sei qual a finalidade dessa frase, mas uma coisa é certa: Deus é não surdo!

Deus não é surdo e muito pelo contrário a sua Palavra diz que Ele conhece todos os nossos pensamentos, nossos intentos e nosso coração (Salmos 139), sendo assim não haveria necessidade de “berrar” ao ouvido de Deus, pois o Senhor não procura gritos e sim verdadeiros adoradores que é adorem em Espírito e em Verdade (João 4.24)

Uma coisa é certa essa Teologia do Barulho nada mais é que puro misticismo criado por “cristãos” que não conhecem a Deus e tão pouco a sua Palavra. Chamamos de misticismo o conjunto de normas e práticas que tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com Deus. O problema é que quase sempre, os místicos são induzidos a prescindir da Bíblia e se basear apenas em suas experiências.

Efetuando uma exegese do derramamento do Espírito Santo em Atos 2, verifica-se uma ordem e que os sons estavam legíveis ao público em geral. Disse o médico e historiador Lucas: “E correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um ouvia falar na sua própria língua”(AT 2.6)

Lucas destaca que ouve entendimento do que os discípulos de Cristo falavam, por parte dos viajantes que estavam em Jerusalém:”Todos os temos ouvido em nossas própria línguas falar das grandezas de Deus”(v.11). O versículo 13 diz que alguns zombaram do acontecimento, alegando que os discípulos estavam bêbados, isso significa que houve um barulho inelegível?

O versículo 13 indica que alguns não entenderam o agir do Espírito Santo, mas isso não significa um barulho rock-roll, verificado em muitas reuniões pentecostais, que mais se assemelham ao Maracanã em dia de clássico do que um genuíno culto cristão.

Paulo nos alerta em 1 Co 14.23:”Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão, porventura que estais loucos? Paulo demonstra uma preocupação em todo o capítulo 14, que deve haver uma ordem na línguas e profecias no culto, a fim de que todos sejam edificados.

O barulho é característica do culto pentecostal?
a)O culto pentecostal é racional (Rm 12.2). O culto barulhento, não dá lugar a reflexão e meditação.
b) O culto pentecostal tem ordem (1Co 14.40). Essa ordem não é de um cemitério, como dizia Apóstolo Paulo: os dons são exercidos com o propósito de edificar a igreja e não escandalizá-la.
c) O principal propósito do culto pentecostal é glorificar a Deus e edificar a igreja (1Co 14.26). Um lugar onde o barulho reina, não há lugar para a Palavra de Deus e nem para a edificação do próximo por meio de palavras inteligíveis.
d) Os dons espirituais, quando exercidos segundo as regras estabelecidas pela Palavra de Deus, não causam desordem ou bagunça (1Co 14.29-33);
e) o culto pentecostal é dinâmico, mas há lugar para uma liturgia (1Co 14.26). O culto é feito por homens guiados pelo Espírito de Deus, porém o homem é que oferece o culto, seguindo assim uma ordem(liturgia).

Não podemos negar que a presença do Espírito Santo em nossas vidas abala nossa estrutura corporal. Não posso negar que muitas vezes me exalto quando estou pregando a Palavra do Senhor, entretanto tenho a convicção que Deus não olha a aparência e sim o coração do homem (1 Samuel 16.7)

Deixemos de lado as loucuras dos homens e tentemos compreender a loucura de Deus que é a sua Palavra. (1 Co 1.21)

Elaborado por Pr Elder Cunha (http://eldersacalcunha.blogspot.com)

15 comentários:

  1. Jean Krause disse...:

    É isso ai Pr muito bom!!

  1. rafaeulalia disse...:

    muito bem explicado irma

  1. Anônimo disse...:

    paz do senhor irmã eu não te conhece,mas ao ver as coisa que vc escreveu fiquei triste por vc ser uma mulher de Deus não deveria ficar falando dos proprios irmão em cristo,e sim monstra a diferença por que se eles estiver errado não se preocupe que Deus estar vendo tudo e todos e o unico que pode julgar as pessoa é ele ao em vez de vc ficar procurando defeito nos homens de Deus ,vai ganhar alma para jesus vai pregar para as pessoas perdida comeca dar lugar para Deus e deixar ele te usar não fica achando tão perfeita porque Deus não estar procurando religioso Deus procura os verdadeiros adoradores .me descupe mas do jeito que vc estar indo satanas estar gostando muito por vc estar do lado dele querendo destruir a obra de Deus expindo o seu proprio corpo eu vou estar orando por vc para que Deus venha abrir seus olhos espiritual e poder ter um arrependimento se fazer adiferença sendo uma verdadeira adoradora

  1. Anônimo disse...:

    Deus abençoe vc tremendamente mas malaquias 3 -18 declara que no final veremos quem serve e quem não serve vai de Deus jugar a cada um né !

  1. Jean Krause disse...:

    Amados por favor antes de criticar vejam que quem escreveu o post foi o Pr Elder e não a Missionária Maria de Lurdes. O Pr Elder é um servo de Deus e tem o direito de manifestar sua opnião aqui sendo que o mesmo é autor deste blog também. Por gentileza direcionem suas criticas as pessoas certas. O Adorador.

  1. Prezado Pr. Elder,
    Antes de fazer qualquer julgamento tente reconhecer, um avivamento,
    certo de que um avivamento profundo não está nos barulhos,
    porém lhe digo que as emissões de sentimentos e os "exageros" de barulhos são dados por conta de um mover dentro do espirito,
    se a biblia relata no capitulo 2 do Livro de Atos, o avivamento da da igreja no dia de Pentecostes.

    Atos 2:4
    "E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

    Atos 2:6
    "E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua."

    Atos 2:15
    "Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia."

    Atos 2:9-11
    "Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
    E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
    Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus."

    O que você acha que aconteceu naquele lugar?
    será que todas aquelas pessoas ouviram somente pequenos barulhos ou "exageros"?
    Pois a biblia relata que os que habitavam em varias cidades.
    Será que eles ja estavam lá quando tudo começou?
    se ja estavam lá por que o espanto?
    Não teria sido eles tambem movidos ou com um mover desse manifestado demônios?

    Amado e querido irmão,
    Me desculpe se pareci meio rude, mas quero que entenda que a biblia relata que nenhum homem pode suportar a gloria de Deus em carne, por isso os "exageros" por que sentimos no espirito algo muito forte e como o Pr. Antonio Cirilo disse é tão forte que contamina a alma e afeta o corpo que algo preso de gritar: "Gloria a Deus!" se torna coisa minima, e antes de responder este comentário se desejar responde-lo, te peço um favor,
    ajoelhe-se no seu quarto e tente ficar no minimo 4hrs com Deus e peça pra sentir o que eu senti, então depois disse se me disse que não aconteceu nada eu deixo de ser crente e deixo minha igreja e ainda rasgo a minha biblia.
    se fosse mentira, eu decidiria perder minha salvação?

    Atenciosamente,
    seu amado, irmão Luiz Felipe
    Que A Paz,A Humildade,A Graça e A Comunhão do Espírito Santo Esteja Contigo.
    Amém.

    E-Mail: felipe_phb47@hotmail.com

  1. Anônimo disse...:

    eu nao concordo

  1. Rafa disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Rafa disse...:

    A paz do Senhor Jesus Pr. vou fazer um simples comentário,o senhor falou, criticou mais ao final admitiu que, até o senhor mesmo se exalta em suas pregações, então por favor vamos deixar (com o perdão da palavra) a hipocrisia de lado e admitir que é impossível resistir ao Espirito Santo que vem sobre nós em totalidade, gostaria de pedir também que o senhor tenha mais respeito ao se dirigir a nós CRISTÃOS irmãos em CRISTO ao Dizer em sua citação acima a qual o senhor diz "espirito" com letra minuscula, dizendo de maneira pejorativa, sarcástica que, o que esta em nós não é o ESPIRITO de DEUS, cuidado com suas palavras pois isso pode ser considerado Blasfêmia contra o Espirito Santo, de qualquer maneira peço que antes de criticar deve-se analisar para não falar besteira e outra temos problemas mais importantes para nos preocupar, muitas almas perdidas esperando eu o senhor e todos nossos irmãos em CRISTO pregar o Evangelho da Salvação, não discussões que não levam a nada, espero não sido rude ou agressivo, que DEUS o abençoe e te de discernimento de espirito!!!

  1. Ah...Que alivio.graças a Deus alguem que pensa como eu,simplesmente me retiro qdo começa o tal reteté,a falta de paz me domina então me retiro dizendo ao meu Deus e Senhor,não consigo aceitar isso meu Pai.
    Na minha visão pessoas visitadas pelo Espirito Santo devem demonstrar a calma,trazer para a Igreja Palavras de conforto,de Adoração ao Pai Celestial,e a paz deve encher o Templo,tudo com decencia e ordem.
    Deus lhe abençoe Pr Elder!

  1. Ah...Que alivio.graças a Deus alguem que pensa como eu,simplesmente me retiro qdo começa o tal reteté,a falta de paz me domina então me retiro dizendo ao meu Deus e Senhor,não consigo aceitar isso meu Pai.
    Na minha visão pessoas visitadas pelo Espirito Santo devem demonstrar a calma,trazer para a Igreja Palavras de conforto,de Adoração ao Pai Celestial,e a paz deve encher o Templo,tudo com decencia e ordem.
    Deus lhe abençoe Pr Elder!

  1. Anônimo disse...:

    Paz, nos temos o livre arbitrio para nos expressamos sim, mais de maneira q nao venha ofender ao nosso irmao, devemos orar e pedir sabedoria para q DEUS opere na vida dele, náo julgando, pois so quem julga e DEUS.....vamos ter mais sabedoria! PAZ!!!!!!

  1. Anônimo disse...:

    é complicado falar de algo que não se vivenciou , pois por certo é, que a glória de DEUS é tão grande que não tem como ficar quieto e não dar um glória a DEUS bem grande cm falou o irmão, eu posso falar por que vivo tudo isso e é maravilhoso uns sentem mais outros sentem menos. aA PAZ DO SENHOR A TODOS .

  1. Anônimo disse...:

    SÓ UMA BREVE CORREÇÃO: NÃO HÁ FRUTOS DO ESPÍRITO, MAS FRUTO DO ESPÍRITO, NO SINGULAR, E SUA PRESENÇA NA VIDA DO CRENTE É QUE SE MANIFESTA EM VÁRIAS ÁREAS, COMO UMA LARANJA, QUE TEM VÁRIOS BAGOS COMPONDO SEU TODO.

  1. Henrique Luiz disse...:

    A paz do senhor Jesus, caro pastor,se fosse hoje, talvez o senhor estava entre aqueles que mandou o cego Bartimeu Mc 10:46 que clamava(ato ou efeito de clamar,gritaria de quem suplica, protesta, reclama, ameaça, aplaude etc.) se calar. Mas em Jr 33:3 diz: Clamas a mim...,a palavra em Joel 2:1 diz: TOCAI a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto. Quero deixar este versículo para terminar “Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite de contínuo se não calarão: ó vós, os que fazeis menção do nome do Senhor, Não Haja Silêncio em vós!”- Isaías 62:6. NÃO HAJA SILÊNCIO EM VÓS porque no dia em que nos calarmos, até as pedras clamarão.Fiquem com Deus

Postar um comentário

Concorde, discorde ou critique, mas sempre com educação.

Não serão aceitos:
- Palavrões e xingamentos dirigidos a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Expressões racistas ou preconceituosas.

O autor não se obriga a aceitar comentários:
- Com único intuito de propaganda.
- Anônimos sem identificação na mensagem*.
- Duplicados.
- Relacionados à parceria (envie pedido/recado por email).
- Não relacionados ao assunto da postagem.

* Recomendo que faça o comentário conectado à sua conta do Google ou à outra qualquer. Embora comentários anônimos possam ser aceitos, caso opte por isto, identifique-se, no final de sua mensagem. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blog da Missionaria © 2011 | Designed by Blog do Adorador, colaboração de Lindas Mensagens, Alliance and By Blogger